segunda-feira, 25 de julho de 2011

VOVÔS E NETOS, RELAÇÃO IMPORTANTE NA NOSSA VIDA

                     
                                                                                     

                                                     *Nydia do Rego Monteiro
Ao nascermos, a presença de nossos avós já são rotina em nossas vidas. Ou pelo menos deveria ser. Eles geralmente nos aceitam, exatamente como somos sem muitas idealizações. Eles já passaram pela paternidade e maternidade e agora podem realmente viver uma outra relação sem muitas idealizações,cobranças ou tensões. O amor incondicional flui com intensidade e fortalece em geral o emocional dos netinhos. Sentimento de ser amado, acarinhado, protegido é o que mais nos marca como netos. Estabelecimento de vínculos, conhecimento de nossa própria história, de nossos pais e ancestrais, canções de ninar e cafunés, brincadeiras cantadas ou não de nossos antepassados, descoberta de semelhanças genéticas físicas e psicológicas com quem nos antecedeu, momentos de lazer e cumplicidade são lembranças que ficam por toda a nossa existência. É realmente um privilégio ter avós em nossas vidas. Vovós não são substitutos de pais, porque ninguém substitui estes membros em nossas vidas. Mas às vezes, circunstâncias da vida, fazem com que esta substituição tenha que ser feita. E são feitas com a competência do amor e da experiência de vida. Vovós são nosso porto seguro, nossa fonte inesgotável de amor, confiança e ensinamentos.



O QUE OS VOVÓS FAZEM OU DEVERIAM FAZER:
- Brincam, conversam e estimulam o desenvolvimento neuropsicomotor de seus netos.
- Cantam e nos acarinham para o “mergulho nos sonhos” que causam muitas vezes medo do desconhecido.
- Contam histórias de conto de fadas e da vida real.
-Transmissores da tradição oral de uma família e até mesmo de toda uma cultura.
-Alimentam nosso corpo e alma com deliciosas e exclusivas comidas.
-Responsabilizam- se por momentos de lazer inesquecíveis.
-Ficam felizes só por existirmos em suas vidas.
-Ficam com os netos quando seus pais não podem ou não querem.
-Ensinam seus netos a serem pessoas dignas no futuro.
-Exemplos de vida, postura, responsabilidade e sabedoria.
-Existem em nossas vidas e só isso já nos causa uma sensação de estarmos seguros e amados.

Deus me deu o privilégio de ter avós paternos e maternos presentes que me ajudaram a ser o que sou hoje. A ter o equilíbrio necessário para viver em harmonia com esta difícil sociedade atual. Quero homenagear hoje estes seres tão especiais através dos meus próprios avós que até hoje são presentes em minha vida. (Mesmo tendo partido há tanto tempo para outras esferas). Muito Obrigada Vovô Coutinho, vovó Jandyra Cabral, vovô Sylla e vovó Noeme do Rego Monteiro. Amo vocês por toda a eternidade.
 Homenagem a todas as vovós, em especial também as minhas amigas vovós lindas e jovens: Eliete, Magna, Marilene, Marilena, Nazareth Evangelista Bezerra, Rosangela, Vanda, Socorro Ribeiro, Sonia.



Nascida e criada em Vitória –ES.próxima aos avós paternos e férias escolares no RJ com seus avós maternos.
-Pioneira da Musicoterapia no Piauí. Musicoterapeuta do Centro Integrado de Reabilitação Física –CEIR-Teresina-PI.
Apresenta trabalhos, palestras e cursos em diversos estados do país sobre: musicoterapia, educação musical, cérebro, música e outros temas. Completando este ano, 35 anos como profissional da música. (nydiadoregomonteiro@yahoo.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário