segunda-feira, 11 de julho de 2011

MUSICOTERAPIA COM GESTANTES



        MÚSICA COM GESTANTES: ORIENTAÇÕES MUSICOTERAPEUTICAS
                                                                         Nydia Monteiro
               Em homenagem as mamãesEdyáurea, Klycia, Fabíola, Luciana,Rafaela (colegas CEIR), Laila, Lília- Virgínia e Weyla

O privilégio de abrigar no ventre um ser em formação é realmente um presente divino, mas também uma grande responsabilidade. O corpo, a mente e o espírito da mãe deve se preparar para esta maravilhosa, grandiosa e ao mesmo tempo tão natural missão. Cada mãe deve tomar consciência que durante todos os meses de gestação os cuidados são tão importantes como após o nascimento.
A partir da 16ª semana de gestação a audição do bebê já está desenvolvida, desta forma devemos orientar as mães quanto ao controle da respiração e relaxamento através da utilização de músicas que proporcionem o fortalecimento emocional da gestante e do bebê. Devem também fazer a escolha e uso de um repertório musical para o bebê, para que possa ser utilizado e imediatamente reconhecido pelo bebê ao nascer. A voz da mamãe, pai e outros entes queridos também podem e devem ser utilizados. O canto com a voz da mamãe só potencializa todo o efeito positivo que a música pode trazer no desenvolvimento global do bebê. A orientação especializada do musicoterapeuta pode fazer toda a diferença.
Algumas orientações podem ser dadas e utilizadas pelas mamães gestantes:

-Ter sempre em mente que os seus batimentos cardíacos são a referência para o seu bebê de que ele está seguro. Por isso, manter   batimentos cardíacos bem controlados através de respiração controlada e equilibrada é muito importante.

-Conversar muito com seu bebê com voz amorosa e tranqüila deve virar rotina.

-Evitar ambientes ruidosos, tumultuados e agressivos.

-Preparar um repertório musical para seu bebê com CDs apropriados (disponíveis no mercado) e cantando músicas que são especiais para a mamãe e fazem parte da identidade sonora da família (cantadas por bisavós, avós, etc.).

-Demarcar bem o início das atividades do dia e o término do dia, por exemplo, com alguma música, sons ou até mesmo frases ritmadas bem fáceis e alegres.

-Os pais e irmãos podem compor uma pequena canção de boas vindas a este pequeno ser que vai nascer para o mundo, mas já nasceu para a família. Assim quando ele iniciar sua jornada sempre se sentirá amado e seguro.

-Esta música especialmente criada para o bebê pode ser gravada com um acompanhamento musical e colocada em um sistema de som no momento do nascimento e nas primeiras horas, na maternidade.

-Lembrar que seu bebê está dentro de você, e apenas o que há de melhor neste mundo, que futuramente ele irá enfrentar, é que deve ser filtrado e passado nestes nove meses. E não esqueça: ele já sente e ouve!

Que cada mamãe supere suas dificuldades, mas caso não seja possível usem o seu amor para fortalecer a si e ao seu bebê. Com certeza o amor pode superar os obstáculos. Uma boa gestação e um bom parto potencializados pela música!


2 comentários:

  1. que trabalho lindo! parabens! gostei de saber sobre isso! muitos beijos! passa no barbarovepetitdesign.blogspo pra espiar, acho q vai gostar! beijos! barbara

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Nydia!!! Sou fã do seu trabalho!! Bj

    ResponderExcluir