quarta-feira, 9 de março de 2011

MUSICOTERAPEUTA E PROFESSOR DE MÚSICA

QUAL A DIFERENÇA?
Musicoterapeuta é um profissional da área de saude graduado e/ou pós-graduado em Musicoterapia. (deve ter uma formação musical mais ampla e completa possível já adquirida anteriormente ao curso e aprimorada durante o curso e após.)
Este profissional capacitado ao lidar com pacientes ou clientes tem objetivos terapêuticos a serem alcançados.(no caso aqui com bebes.)
Geralmente recebe o bebê encaminhado por um profissional da área de saude (médico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais e outros) faz uma entrevista (anamnese e entrevista específica musicoterapeutica com os pais), além de uma testificação  com o bebê. utilizando material específico sonoro e musical. Após estes procedimentos realizados, estabelece objetivos, nº de sessões e inicia atendimento, seja em consultório, clínica, hospital em equipe multidisciplinar ou individualmente. (caso confirme a indicação.)Mantem contato e orientação aos pais e cuidadores contante e avaliações da evolução. Este profissional tem diploma reconhecido pelo MEC e é registrado em Associação de Musicoterapia da região a qual pertence. *Pertenço a do Piauí:www.associacaodemusicoterapiadopiaui.blogspot.com/
esta associação pertence a União Brasileira de Musicoterapia- UBAM- http://www.musicoterapia.mus.br/

Professor de música- preferencialmente formado em um curso técnico ,de graduação em licenciatura de música  e com diversas capacitações constantes de extensão ou pós-graduação  na área infantil. Tem objetivos didáticos de musicalizar, ensinar a tocar, cantar, etc.

Minha formação específica são as duas. Sou: professora de música (musicalização/  preparatório e técnico em música incompleto -EMES/FAMES/ Licenciatura Plena em Educação Artística- Música (UFPI)e diversos cursos de capacitação principalmente em musicalização infantil.)
Musicoterapeuta(pós-graduada CBM-RJ/Neuroreabilitação em Musicoterapia- neuromúsica-Argentina e diversos cursos de extensão em áreas específicas e diversificadas da Musicoterapia.)

NÃO CONFUNDA. ESCLAREÇA AS DÚVIDAS, CASO AINDA AS TENHA. QUAL A MELHOR FORMAÇÃO PARA ATENDER OU DAR AULAS PARA O SEU BEBÊ ESPECÍFICAMENTE. Todo profissional capacitado e atuante deve ter um currículo lattes atualizado Pesquise: http://www.cnpq.br/
(Busque  o nome e sobrenome do profissional pesquisado.)
Lembre-se seu filho é um ser em formação e muito precioso para ser entregue a qualquer um sem capacitação e conhecimentos adequados. 
BOA SORTE!

2 comentários:

  1. Oi Nydia! Também sou Musicoterapeuta e Educadora Musical e comecei a seguir seu blog hoje! Também tenho um: www.ateliermusicalrp.com.br e a convido a visitá-lo. Espero estarmos em contato para troca de experiências... parabéns pelo seu trabalho e dedicação!

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabela,
    vou visitá-la tb.
    Obrigada pela visita e estímulo.
    bjs
    Nydia

    ResponderExcluir