domingo, 9 de janeiro de 2011

EDUCAÇÂO MUSICAL TRANSFORMA

Por Nydia Monteiro

Não há como negar a importância que a música tem em nossas vidas. Seja a nível consciente
Ou inconsciente.  Mas a aprendizagem de música, qual seria o seu poder de transformação, de
até mesmo ampliação de nossos potenciais ?
Nossa audição é nosso referencial ainda na gestação e por ser tão importante é a porta de entrada principal para interagirmos com o mundo. Com esta interação podemos desenvolver a nível neuropsicomotor, ou seja, de forma completa. Nosso cérebro vai literalmente se expandindo com suas sinapses e tornando–nos mais e mais capazes de ser, fazer e transformarmos a nós mesmos e ao mundo. Este potencial desenvolvido também traz o equilíbrio para quem está envolvido neste processo de aprendizagem musical. Quem convive diariamente com crianças e adolescentes que estudam música, tocando, cantando, improvisando e lendo partituras, observa que aquele que era agitado se torna mais calmo e concentrado. Enquanto o oposto, para quem era muito tímido, ocorre deixando mais expansivo em suas relações. É o milagre da música? Também pode ser já que ela parece divina e também é utilizada por igrejas para ajudar a transcender e elevar a alma de seus fiéis. Mas a neurociência e as inúmeras pesquisas na área do cérebro e da música comprovam que a música atua em quase todas as áreas cerebrais. Então, fica muito claro que nada fica sem ser estimulado e trabalhado. Os resultados ficam bem evidentes para quem convive e observa a transformação pela qual estas crianças e jovens passam.
Quanto mais cedo as crianças iniciam a aprendizagem musical mais cedo sua linguagem, coordenação motora, compreensão , interação e aceitação de limites são estabelecidas.
Os jovens que também passam por um processo musical, em sua grande maioria modificam comportamentos inadequados socialmente (vícios, agressividade), melhoram sua auto-esti-
ma, desenvolvem sua inteligência emocional , analítica-racional, senso estético e percebem mais ao seu redor e as conseqüências de seus atos. Mas não podemos deixar de enfocar o valor cultural de uma aprendizagem musical em relação ao próprio domínio da área e valorização de uma cultura de maior qualidade. A maioria não se torna artista, mas um cidadão mais completo. E o mais importante , mais feliz!
Os projetos sociais, educacionais em todo o mundo que envolvem a aprendizagem  musical não negam esta afirmação: “A educação musical transforma!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário