sábado, 27 de outubro de 2012

Falar com seu bebê aumenta sua inteligência

Falar com seu bebê aumenta sua inteligência


Para bebês de três meses as palavras influenciam seu desenvolvimento mais do que qualquer outro som, como músicas. O estudo da Universidade de Illinois mostrou que bebês que ouviam mais palavras conseguiam categorizar as palavras de acordo com seu significado, enquanto as crianças que não ouviam muitos adultos conversando tinham mais dificuldade.
Pesquisadores descobriram que aquelas mães-coruja que ficam conversando com seus bebês, mesmo antes que eles possam responder, realmente entendem das coisas. Conversar com seu filho que ainda não fala tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades lingüísticas dele.
Na pesquisa, 50 bebês de três meses olharam para imagens que podiam ser acompanhadas de palavras ou de outros sons. O estudo funcionava da seguinte forma: os bebês viam uma foto de um peixe e então ouviam um som (uma palavra ou um bipe). Depois os bebês deveriam olhar para um outro peixe e para um outro animal, como uma vaca.
As crianças que ouviam a palavra conseguiam categorizar o grupo ‘peixe’ e olhavam com mais atenção para um peixe quando expostas a palavra “peixe”. Já crianças que ouviram o bipe não fizeram a associação.
De acordo com especialistas, com o tempo a habilidade de relacionar palavras com objetos se torna mais refinada. Os pesquisadores, com base nos resultados, aconselham que os pais conversem com seus bebês, mesmo que quem esteja “de fora” da conversa ache meio inútil.
Fonte: Telegraph

Um comentário:

  1. Encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto.Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir