quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL INFANTIL DE 0 A 5 ANOS

1   MÊS- 2 MESES
Os recém-nascidos reconhecem vozes familiares ouvidas durante a gestação a partir do 5º mês , principalmente as da mãe .Reconhecem tambem melodias ouvidas durante a gravidez da mãe, quase sempre ficando tranquilos.São sensíveis às notas musicais e têm capacidade para reconhecer as dissonâncias e mudanças de tom das melodias .
*****************************************************************************

Ao ouvir uma música, os bebês já são capazes de identificar o intervalo entre as batidas e o padrão que elas obedecem, criando expectativas quanto ao início de um novo compasso. Segura maracá, chocalho. Percebe sons com rapidez.Acompanham com os olhos os objetos e os sons.
**********************************************************************
O choro é sua comunicação. Emite sons como:ah,eh,uh.
************************************************************************

3 MESES
Reage a barulhos arregalando os olhos Começa a voltar a cabeça para a fonte sonora.

************************************************************************

Fase do balbucio.

Prazer em repetir sons.

Intervalo de 3ª menor é emitido (mi a sol 3).

Gosta de objetos sonoros e coloridos. Produz ruídos com a garganta e estala o céu da boca

. As mãos são a descoberta e as mantem abertas e segura objetos com firmeza.

Bate em um móbile e consegue um som ou movimento.(relação causa e efeito)

(Leva tudo a boca)

************************************************************
Chora quando é deixado sozinho.(sinal de sociabilidade) Sorri em resposta a outro sorriso e a conversas .
************************************************************
6 MESES

Localiza sons laterais. Pode discernir vozes: amáveis de bravas.

**************************************************************

Brinca com objetos sonoros.Sacode maracás e chocalhos.

Responde c prazer a canções curtas interativas sobre esquema corporal.(cabeça, mãos, pés.)

Emite sons simples.

*************************************************************8

Pode balbuciar mama, papa sem associar significado.

Lambe,morde, chupa tudo a seu alcance.

Pode discernir vozes:amáveis de bravas.

Imita expressões.

Se diverte com jogos;”cadê nenê?Achou!
****************************************************************

9 MESES

Localiza sons para o lado e para baixo indiretamente.

Entende algumas palavras como o “não”, seu nome,

********************************************************************
Emite sons semelhantes ao seu meio.Bate palmas,joga beijos,dá tchau.Toca tambor, pandeiro,

maracás,chocalhos e outros. Utiliza baquetas com as 2 mãos.Polegar e indicador funcionam como pinça para pegar.

************************************************************************

Brinca de soltar brinquedos no chão e espera que peguem de volta.Busca objetos.Fase da lalação:da,nenê.Emite sons semelhantes ao seu meio,joga beijos,dá tchau.


****************************************************************
1  ANO

Localiza sons laterais, para baixo e indiretamente para cima. Entende comandos.

***********************************************************************

Grava músicas e algumas palavras e significados.Canta palavras dos finais de frases.A tessitura de voz pode alcançar 5 sons.(dó a sol 3).Gosta de dançar, apertar botões. Gosta de instrumentos de teclado.Pode soprar apitos e flautas.

******************************************************************
Tenta se expressar e aponta. Fala “dá”. Entende conceitos como “aqui”,”lá”,”dentro”,”fora”,”para cima”,”para baixo”.Ataques de birra.Imita e copia ações e pessoas *(A rotina e firmeza dos pais ajudam a reforçar a estrutura emocional das crianças.Brincadeira de “esconde-achou” ajuda a lidar com perda e reencontro.)

**********************************************************************
 
2  ANOS


Localiza os sons em qualquer ângulo.


*********************************************************

Pode fazer instrumentos musicais simples como maracás. Toca instrumentos de bandinha rítmica e mantem rítmo por imitação.Ex:pandeiro, tambor, castanhola, reco-reco,ganzá,etc.Canta músicas inteiras (dó a lá 3)e repete movimentações.
***********************************************************


Período da justaposição de 2 palavras.Gosta de elogios e agradar a adultos.Entende simbolismos.


Começo do prazer da socialização.Começa a perceber as regras.


Localiza objetos e aponta. Responde a perguntas e a conversa.


*( Possessivo, quer que tudo seja dele.É marcado pelo negativismo:”Não vou”,”não quero”, “não gosto”).
*************************************************************

3  ANOS


Reconhece timbres variados ainda com imprecisão.
******************************************************



É ágil ,realizando 2 atividades aos mesmo tempo.Pula com 2 pés, sobe,corre,coordena bem com gestos e movimentos e canta ao mesmo tempo


Tem habilidade motora para tocar instrumentos musicais melódicos.Relaciona notas musicais , emitindo uma oitava completa (dó3 a dó4)e distingue instrumentos musicais diferentes.
**************************************************************
Por que? É utilizado.Usa frases simples.Interage com as pessoas.Nomeia objetos,obedece instruções simples. Brinca independente com crianças e brinquedos.
*(É generosa e carinhosa com amigos.Está descobrindo a diferença entre os sexos.)
****************************************************************
4  ANOS

Reconhece timbres variados com precisão.
***************************************************************
É capaz de iniciar leitura musical e executar com precisão rítmica e melódica. Tem concentração para atividades difíceis.Grava e reproduz histórias e músicas.

Desfruta de jogos musicais. Se interessa pelo texto da música.

********************************************************************
Constrói frases com até 6 palavras, sobre o dia , situações reais e próximas.Entende regras gramaticais e tenta usá-las.Obedece instruções múltiplas.

*(Está mais instável emocionalmente e pode se mostrar rebelde com pais e regras.)
*********************************************************************

5  ANOS

Percebe e discrimina timbres diferentes e ao mesmo tempo

******************************************************************
Lê música, improvisa, cria,canta e toca .

Percebe e discrimina timbres de instrumentos musicais diferentes e ao mesmo tempo.É capaz de fazer instrumentos musicais simples. Sua coordenação fina deve ser trabalhada.

É capaz de praticar estudos musicais com prazer.
**********************************************************************

Expressa sentimentos e emprega verbos:“pensar”

e“lembrar”.Fala de coisas ausentes e usa palavras de ligação entre as sentenças.

Realista quer entender como o universo funciona.Cansa os pais com perguntas. Já pode estar falando como um adulto.Ajuda em tarefas simples.

*(Tem confiança em si e nos outros e volta a respeitar a autoridade dos pais, sendo obediente .)
************************************************************************
AUTORIA - NYDIA CABRAL COUTINHO DO REGO MONTEIRO- APLICADO DESDE 2010 NO CEIR - CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO FISICA- TERESINA -PIAUÍ- BRASIL- APRESENTADO- ENPEMT- Encontro de Pesquisa em Musicoterapia - Salvador- BA- publicado em sua primeira versão- Esta 2ª versão foi adotada a partir de 2011 tambem pela AACD- Central e todas as unidades com atendimento infantil-  2º artigo científicocom este quadro atualizado estará disponível na Revista Brasileira de Musicoterapia - Publicada pela UBAM- União Brasileira dass Associações de musicoterapias- Distribuídas a partir do dia 30 de dezembro de 2011-

********************************************
Fontes da Pesquisa:

Fonoaudiologia

Northrn&Down/Costa&Cols/Azevedo

Musicoterapia

Brushia,/Gabriel,/ Federico /Engelmann,Wagner.

Terapia ocupacional

David Werner

Tabelas de Neuro-pediatria

Denver/ Flehmig/ Lenneberg/

Musica-

Beyer/Ilari/Parizzi/ Swanwick /Tilman

Pesquisas neurocientíficas.
Winkler /Haden/Ladinig / Peretz/ Sziller I.

*Experiências práticas em educação musical

(1977) e musicoterapia (1998)de Nydia do Rego Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário