1 MÊS- 2 MESES
Os recém-nascidos reconhecem vozes familiares ouvidas durante a gestação a partir do 5º mês , principalmente as da mãe .Reconhecem tambem melodias ouvidas durante a gravidez da mãe, quase sempre ficando tranquilos.São sensíveis às notas musicais e têm capacidade para reconhecer as dissonâncias e mudanças de tom das melodias .
*****************************************************************************
Ao ouvir uma música, os bebês já são capazes de identificar o intervalo entre as batidas e o padrão que elas obedecem, criando expectativas quanto ao início de um novo compasso. Segura maracá, chocalho. Percebe sons com rapidez.Acompanham com os olhos os objetos e os sons.
**********************************************************************
O choro é sua comunicação. Emite sons como:ah,eh,uh.
************************************************************************
3 MESES
Reage a barulhos arregalando os olhos Começa a voltar a cabeça para a fonte sonora.
************************************************************************
Fase do balbucio.
Prazer em repetir sons.
Intervalo de 3ª menor é emitido (mi a sol 3).
Gosta de objetos sonoros e coloridos. Produz ruídos com a garganta e estala o céu da boca
. As mãos são a descoberta e as mantem abertas e segura objetos com firmeza.
Bate em um móbile e consegue um som ou movimento.(relação causa e efeito)
(Leva tudo a boca)
************************************************************
Chora quando é deixado sozinho.(sinal de sociabilidade) Sorri em resposta a outro sorriso e a conversas .
************************************************************
Localiza sons laterais. Pode discernir vozes: amáveis de bravas.
**************************************************************
Brinca com objetos sonoros.Sacode maracás e chocalhos.
Responde c prazer a canções curtas interativas sobre esquema corporal.(cabeça, mãos, pés.)
Emite sons simples.
*************************************************************8
Pode balbuciar mama, papa sem associar significado.
Lambe,morde, chupa tudo a seu alcance.
Pode discernir vozes:amáveis de bravas.
Imita expressões.
Se diverte com jogos;”cadê nenê?Achou!
****************************************************************
9 MESES
Localiza sons para o lado e para baixo indiretamente.
Entende algumas palavras como o “não”, seu nome,
********************************************************************
Emite sons semelhantes ao seu meio.Bate palmas,joga beijos,dá tchau.Toca tambor, pandeiro,
maracás,chocalhos e outros. Utiliza baquetas com as 2 mãos.Polegar e indicador funcionam como pinça para pegar.
************************************************************************
Brinca de soltar brinquedos no chão e espera que peguem de volta.Busca objetos.Fase da lalação:da,nenê.Emite sons semelhantes ao seu meio,joga beijos,dá tchau.
****************************************************************
1 ANO
Localiza sons laterais, para baixo e indiretamente para cima. Entende comandos.
***********************************************************************
Grava músicas e algumas palavras e significados.Canta palavras dos finais de frases.A tessitura de voz pode alcançar 5 sons.(dó a sol 3).Gosta de dançar, apertar botões. Gosta de instrumentos de teclado.Pode soprar apitos e flautas.
******************************************************************
Tenta se expressar e aponta. Fala “dá”. Entende conceitos como “aqui”,”lá”,”dentro”,”fora”,”para cima”,”para baixo”.Ataques de birra.Imita e copia ações e pessoas *(A rotina e firmeza dos pais ajudam a reforçar a estrutura emocional das crianças.Brincadeira de “esconde-achou” ajuda a lidar com perda e reencontro.)
**********************************************************************
2 ANOS
Localiza os sons em qualquer ângulo.
*********************************************************
Pode fazer instrumentos musicais simples como maracás. Toca instrumentos de bandinha rítmica e mantem rítmo por imitação.Ex:pandeiro, tambor, castanhola, reco-reco,ganzá,etc.Canta músicas inteiras (dó a lá 3)e repete movimentações.
***********************************************************
Período da justaposição de 2 palavras.Gosta de elogios e agradar a adultos.Entende simbolismos.
Começo do prazer da socialização.Começa a perceber as regras.
Localiza objetos e aponta. Responde a perguntas e a conversa.
*( Possessivo, quer que tudo seja dele.É marcado pelo negativismo:”Não vou”,”não quero”, “não gosto”).
*************************************************************
3 ANOS
Reconhece timbres variados ainda com imprecisão.
******************************************************
É ágil ,realizando 2 atividades aos mesmo tempo.Pula com 2 pés, sobe,corre,coordena bem com gestos e movimentos e canta ao mesmo tempo
Tem habilidade motora para tocar instrumentos musicais melódicos.Relaciona notas musicais , emitindo uma oitava completa (dó3 a dó4)e distingue instrumentos musicais diferentes.
**************************************************************
Por que? É utilizado.Usa frases simples.Interage com as pessoas.Nomeia objetos,obedece instruções simples. Brinca independente com crianças e brinquedos.
*(É generosa e carinhosa com amigos.Está descobrindo a diferença entre os sexos.)
****************************************************************
4 ANOS
Reconhece timbres variados com precisão.
***************************************************************
É capaz de iniciar leitura musical e executar com precisão rítmica e melódica. Tem concentração para atividades difíceis.Grava e reproduz histórias e músicas.
Desfruta de jogos musicais. Se interessa pelo texto da música.
********************************************************************
Constrói frases com até 6 palavras, sobre o dia , situações reais e próximas.Entende regras gramaticais e tenta usá-las.Obedece instruções múltiplas.
*(Está mais instável emocionalmente e pode se mostrar rebelde com pais e regras.)
*********************************************************************
5 ANOS
Percebe e discrimina timbres diferentes e ao mesmo tempo
******************************************************************
Lê música, improvisa, cria,canta e toca .
Percebe e discrimina timbres de instrumentos musicais diferentes e ao mesmo tempo.É capaz de fazer instrumentos musicais simples. Sua coordenação fina deve ser trabalhada.
É capaz de praticar estudos musicais com prazer.
**********************************************************************
Expressa sentimentos e emprega verbos:“pensar”
e“lembrar”.Fala de coisas ausentes e usa palavras de ligação entre as sentenças.
Realista quer entender como o universo funciona.Cansa os pais com perguntas. Já pode estar falando como um adulto.Ajuda em tarefas simples.
*(Tem confiança em si e nos outros e volta a respeitar a autoridade dos pais, sendo obediente .)
************************************************************************
AUTORIA - NYDIA CABRAL COUTINHO DO REGO MONTEIRO- APLICADO DESDE 2010 NO CEIR - CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO FISICA- TERESINA -PIAUÍ- BRASIL- APRESENTADO- ENPEMT- Encontro de Pesquisa em Musicoterapia - Salvador- BA- publicado em sua primeira versão- Esta 2ª versão foi adotada a partir de 2011 tambem pela AACD- Central e todas as unidades com atendimento infantil- 2º artigo científicocom este quadro atualizado estará disponível na Revista Brasileira de Musicoterapia - Publicada pela UBAM- União Brasileira dass Associações de musicoterapias- Distribuídas a partir do dia 30 de dezembro de 2011-
********************************************
Fontes da Pesquisa:
Fonoaudiologia
Northrn&Down/Costa&Cols/Azevedo
Musicoterapia
Brushia,/Gabriel,/ Federico /Engelmann,Wagner.
Terapia ocupacional
David Werner
Tabelas de Neuro-pediatria
Denver/ Flehmig/ Lenneberg/
Musica-
Beyer/Ilari/Parizzi/ Swanwick /Tilman
Pesquisas neurocientíficas.
Winkler /Haden/Ladinig / Peretz/ Sziller I.
*Experiências práticas em educação musical
(1977) e musicoterapia (1998)de Nydia do Rego Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário