domingo, 8 de junho de 2014

JUNHO CHEGOU : VIVA SÃO JOÃO !!! GOOOOOOOOOlll !!!!! POW! POW !!!

Nossa! Quantos barulhos novos e ao mesmo tempo e na mesma época ! Para nossas crianças sensíveis que sofrem com barulhos e ruídos não vai ser fácil.
Pensando nisso, como MUSICOTERAPEUTA já acostumada a dessensibilização com estas clientelas específicas, partimos na frente com a : PREVENÇÃO a futuras fonofobias.
Acrescento que a hipersensibilidade a sons, misofonia e fonofobia não é restrita a única clientela. Crianças, adolescentes e adultos, mesmo sem nenhum diagnóstico pode ter ou passar a ter hipersensibilidade a som em determinado momento de sua vida.
Com nossa experiência de muitos anos na área de MUSICOTERAPIA, detectamos não só com nossa clientela autista, mas também com Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Traumatismo craniano, AVE, Síndromes variadas e pessoas neurotípicas e sem problemas na audição.
Trabalhamos com estalos e efeitos sonoros de foguete e fogos de artifício:







 Também utilizando o famoso grito de GOL que todos nós esperamos que sejam bastante utilizados. E nossas crianças hipersensíveis (hiperacúsicas) ? Vamos prepará-las , faze-las entender o contexto e participar com prazer.




Mas em todo este trabalho musicoterapêutico é importante que haja contextualização social para que o cognitivo seja trabalhado adequadamente e gradativamente. Recuperando assim o ADNPM-AMV  ATRASO NEUROPSICOMOTOR- AUDIOMUSICOVERBAL ao máximo.(dentro das possibilidades de cada um.)E com as orientações sistemáticas aos pais, cuidadores e responsáveis.




TAMBÉM HÁ NECESSIDADE DE AVALIAR , DETECTAR A SENSIBILIDADE OU FOBIA, ATENDER COM OBJETIVO ESPECÍFICO, ORIENTAR OS PAIS E CUIDADORES.
Exemplos comuns: SONS DE MOTO, LIQUIDIFICADOR, SECADOR DE CABELO, CHUVA, TROVÃO, ENTRE OUTROS.
Realizamos em GRUPO DE BEBÊS EM CENTRO DE REABILITAÇÃO E OUTROS, ATENDIMENTOS ESPECÍFICOS DE PREVENÇÃO A HIPERSENSIBILIDADES ADEQUADAS AO CALENDÁRIO ANUAL.

*Temos Manual de orientação para o Hiperacúsico/Fonofóbico desenvolvido por nós. Podemos disponibilizar aos interessados.
Estamos readequando e atualizando.
nydiadoregomonteiro@yahoo.com.br

Boa Sorte !!! E vamos viver e comemorar com prazer !!!