segunda-feira, 25 de julho de 2011

VOVÔS E NETOS, RELAÇÃO IMPORTANTE NA NOSSA VIDA

                     
                                                                                     

                                                     *Nydia do Rego Monteiro
Ao nascermos, a presença de nossos avós já são rotina em nossas vidas. Ou pelo menos deveria ser. Eles geralmente nos aceitam, exatamente como somos sem muitas idealizações. Eles já passaram pela paternidade e maternidade e agora podem realmente viver uma outra relação sem muitas idealizações,cobranças ou tensões. O amor incondicional flui com intensidade e fortalece em geral o emocional dos netinhos. Sentimento de ser amado, acarinhado, protegido é o que mais nos marca como netos. Estabelecimento de vínculos, conhecimento de nossa própria história, de nossos pais e ancestrais, canções de ninar e cafunés, brincadeiras cantadas ou não de nossos antepassados, descoberta de semelhanças genéticas físicas e psicológicas com quem nos antecedeu, momentos de lazer e cumplicidade são lembranças que ficam por toda a nossa existência. É realmente um privilégio ter avós em nossas vidas. Vovós não são substitutos de pais, porque ninguém substitui estes membros em nossas vidas. Mas às vezes, circunstâncias da vida, fazem com que esta substituição tenha que ser feita. E são feitas com a competência do amor e da experiência de vida. Vovós são nosso porto seguro, nossa fonte inesgotável de amor, confiança e ensinamentos.



O QUE OS VOVÓS FAZEM OU DEVERIAM FAZER:
- Brincam, conversam e estimulam o desenvolvimento neuropsicomotor de seus netos.
- Cantam e nos acarinham para o “mergulho nos sonhos” que causam muitas vezes medo do desconhecido.
- Contam histórias de conto de fadas e da vida real.
-Transmissores da tradição oral de uma família e até mesmo de toda uma cultura.
-Alimentam nosso corpo e alma com deliciosas e exclusivas comidas.
-Responsabilizam- se por momentos de lazer inesquecíveis.
-Ficam felizes só por existirmos em suas vidas.
-Ficam com os netos quando seus pais não podem ou não querem.
-Ensinam seus netos a serem pessoas dignas no futuro.
-Exemplos de vida, postura, responsabilidade e sabedoria.
-Existem em nossas vidas e só isso já nos causa uma sensação de estarmos seguros e amados.

Deus me deu o privilégio de ter avós paternos e maternos presentes que me ajudaram a ser o que sou hoje. A ter o equilíbrio necessário para viver em harmonia com esta difícil sociedade atual. Quero homenagear hoje estes seres tão especiais através dos meus próprios avós que até hoje são presentes em minha vida. (Mesmo tendo partido há tanto tempo para outras esferas). Muito Obrigada Vovô Coutinho, vovó Jandyra Cabral, vovô Sylla e vovó Noeme do Rego Monteiro. Amo vocês por toda a eternidade.
 Homenagem a todas as vovós, em especial também as minhas amigas vovós lindas e jovens: Eliete, Magna, Marilene, Marilena, Nazareth Evangelista Bezerra, Rosangela, Vanda, Socorro Ribeiro, Sonia.



Nascida e criada em Vitória –ES.próxima aos avós paternos e férias escolares no RJ com seus avós maternos.
-Pioneira da Musicoterapia no Piauí. Musicoterapeuta do Centro Integrado de Reabilitação Física –CEIR-Teresina-PI.
Apresenta trabalhos, palestras e cursos em diversos estados do país sobre: musicoterapia, educação musical, cérebro, música e outros temas. Completando este ano, 35 anos como profissional da música. (nydiadoregomonteiro@yahoo.com.br)


segunda-feira, 11 de julho de 2011

MUSICOTERAPIA COM GESTANTES



        MÚSICA COM GESTANTES: ORIENTAÇÕES MUSICOTERAPEUTICAS
                                                                         Nydia Monteiro
               Em homenagem as mamãesEdyáurea, Klycia, Fabíola, Luciana,Rafaela (colegas CEIR), Laila, Lília- Virgínia e Weyla

O privilégio de abrigar no ventre um ser em formação é realmente um presente divino, mas também uma grande responsabilidade. O corpo, a mente e o espírito da mãe deve se preparar para esta maravilhosa, grandiosa e ao mesmo tempo tão natural missão. Cada mãe deve tomar consciência que durante todos os meses de gestação os cuidados são tão importantes como após o nascimento.
A partir da 16ª semana de gestação a audição do bebê já está desenvolvida, desta forma devemos orientar as mães quanto ao controle da respiração e relaxamento através da utilização de músicas que proporcionem o fortalecimento emocional da gestante e do bebê. Devem também fazer a escolha e uso de um repertório musical para o bebê, para que possa ser utilizado e imediatamente reconhecido pelo bebê ao nascer. A voz da mamãe, pai e outros entes queridos também podem e devem ser utilizados. O canto com a voz da mamãe só potencializa todo o efeito positivo que a música pode trazer no desenvolvimento global do bebê. A orientação especializada do musicoterapeuta pode fazer toda a diferença.
Algumas orientações podem ser dadas e utilizadas pelas mamães gestantes:

-Ter sempre em mente que os seus batimentos cardíacos são a referência para o seu bebê de que ele está seguro. Por isso, manter   batimentos cardíacos bem controlados através de respiração controlada e equilibrada é muito importante.

-Conversar muito com seu bebê com voz amorosa e tranqüila deve virar rotina.

-Evitar ambientes ruidosos, tumultuados e agressivos.

-Preparar um repertório musical para seu bebê com CDs apropriados (disponíveis no mercado) e cantando músicas que são especiais para a mamãe e fazem parte da identidade sonora da família (cantadas por bisavós, avós, etc.).

-Demarcar bem o início das atividades do dia e o término do dia, por exemplo, com alguma música, sons ou até mesmo frases ritmadas bem fáceis e alegres.

-Os pais e irmãos podem compor uma pequena canção de boas vindas a este pequeno ser que vai nascer para o mundo, mas já nasceu para a família. Assim quando ele iniciar sua jornada sempre se sentirá amado e seguro.

-Esta música especialmente criada para o bebê pode ser gravada com um acompanhamento musical e colocada em um sistema de som no momento do nascimento e nas primeiras horas, na maternidade.

-Lembrar que seu bebê está dentro de você, e apenas o que há de melhor neste mundo, que futuramente ele irá enfrentar, é que deve ser filtrado e passado nestes nove meses. E não esqueça: ele já sente e ouve!

Que cada mamãe supere suas dificuldades, mas caso não seja possível usem o seu amor para fortalecer a si e ao seu bebê. Com certeza o amor pode superar os obstáculos. Uma boa gestação e um bom parto potencializados pela música!


BEBES DA ZONA RURAL

MESMO BEBÊS DA ZONA RURAL PODEM TER O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR/ AUDIOMUSICOVERBAL COMPATÍVEL OU ACIMA DO DESENVOLVIMENTO TÍPICO. COMPARANDO COM BEBÊS DE GRANDES CIDADES, DE FAMÍLIAS RICAS, SUPERESTIMULADOS. DESDE QUE ADEQUADAMENTE ESTIMULADOS E COM ORIENTAÇÕES AOS PAIS. TENHO ESTA EXPERIÊNCIA NA GAMELEIRA- DAVID CALDAS- UNIÃO -PIAUÍ- BRASIL. INICIEI PRIMEIRO COM ATENDIMENTO DE MUSICOTERAPIA COM AS MÃES AINDA GESTANTES. DEPOIS APÓS O NASCIMENTO, COM 6/7  MESES, AULAS DE MÚSICAS PARA ESTES BEBÊS. SARA E DANILO, AGORA COM 2 ANOS.








 PELO QUADRO DE DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL QUE DESENVOLVI, ELES ESTÃO EM ALGUNS ASPECTOS  ACIMA DO DESENVOLVIMENTO NORMAL. JÁ COM CARACTERÍSTICAS DE 3 ANOS.

2 ANOS














3 ANOS
Localiza os sons em qualquer ângulo.
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Pode fazer instrumentos musicais simples como maracás. Toca instrumentos de bandinha rítmica e mantém rítmo por imitação. Ex: pandeiro, tambor, castanhola, reco-reco, ganzá,etc. Canta músicas inteiras (dó a lá 3) e repete movimentações.
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Período da justaposição de duas palavras. Gosta de elogios e agradar a adultos. Entende simbolismos.
Começo do prazer da socialização. Começa a perceber as regras.
Localiza objetos e aponta.Responde a perguntas e conversas.
*( Possessivo, quer que tudo seja dele. É marcado pelo negativismo: ”Não vou”, ”não quero”, “não gosto”.)
Reconhece timbres variados ainda com imprecisão.
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É ágil, realizando duas atividades aos mesmo tempo. Pula com os dois pés, sobe, corre. Tem habilidade motora para tocar instrumentos musicais melódicos. Relaciona notas musicais, emitindo uma oitava completa (dó3 a dó4) e distingue instrumentos musicais diferentes. ________________
Por que? É utilizado. Usa frases simples. Interage com as pessoas. Nomeia objetos, obedece instruções simples. Brinca independente com crianças e brinquedos.
*(É generosa e carinhosa com amigos. Está descobrindo a diferença entre os sexos.)