quarta-feira, 9 de março de 2011

MUSICOTERAPEUTA E PROFESSOR DE MÚSICA

QUAL A DIFERENÇA?
Musicoterapeuta é um profissional da área de saude graduado e/ou pós-graduado em Musicoterapia. (deve ter uma formação musical mais ampla e completa possível já adquirida anteriormente ao curso e aprimorada durante o curso e após.)
Este profissional capacitado ao lidar com pacientes ou clientes tem objetivos terapêuticos a serem alcançados.(no caso aqui com bebes.)
Geralmente recebe o bebê encaminhado por um profissional da área de saude (médico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais e outros) faz uma entrevista (anamnese e entrevista específica musicoterapeutica com os pais), além de uma testificação  com o bebê. utilizando material específico sonoro e musical. Após estes procedimentos realizados, estabelece objetivos, nº de sessões e inicia atendimento, seja em consultório, clínica, hospital em equipe multidisciplinar ou individualmente. (caso confirme a indicação.)Mantem contato e orientação aos pais e cuidadores contante e avaliações da evolução. Este profissional tem diploma reconhecido pelo MEC e é registrado em Associação de Musicoterapia da região a qual pertence. *Pertenço a do Piauí:www.associacaodemusicoterapiadopiaui.blogspot.com/
esta associação pertence a União Brasileira de Musicoterapia- UBAM- http://www.musicoterapia.mus.br/

Professor de música- preferencialmente formado em um curso técnico ,de graduação em licenciatura de música  e com diversas capacitações constantes de extensão ou pós-graduação  na área infantil. Tem objetivos didáticos de musicalizar, ensinar a tocar, cantar, etc.

Minha formação específica são as duas. Sou: professora de música (musicalização/  preparatório e técnico em música incompleto -EMES/FAMES/ Licenciatura Plena em Educação Artística- Música (UFPI)e diversos cursos de capacitação principalmente em musicalização infantil.)
Musicoterapeuta(pós-graduada CBM-RJ/Neuroreabilitação em Musicoterapia- neuromúsica-Argentina e diversos cursos de extensão em áreas específicas e diversificadas da Musicoterapia.)

NÃO CONFUNDA. ESCLAREÇA AS DÚVIDAS, CASO AINDA AS TENHA. QUAL A MELHOR FORMAÇÃO PARA ATENDER OU DAR AULAS PARA O SEU BEBÊ ESPECÍFICAMENTE. Todo profissional capacitado e atuante deve ter um currículo lattes atualizado Pesquise: http://www.cnpq.br/
(Busque  o nome e sobrenome do profissional pesquisado.)
Lembre-se seu filho é um ser em formação e muito precioso para ser entregue a qualquer um sem capacitação e conhecimentos adequados. 
BOA SORTE!

domingo, 6 de março de 2011

AULAS DE MÚSICAS PARA BEBÊS

Tudo  começou quando fui MUSICALIZADA aos 5 anos por minha TIA ANNY CABRAL COUTINHO (Vitória-ES). Foi tão prazeroso cada momento que nunca saiu de minha mente cada atividade, mesmo não sabendo ainda nada sobre métodos de educação musical que ela utilizou.(Orff, Dalcroze, Sá Pereira e outros)


 Mesmo exercendo outras atividades profissionais em música, as aulas de musicalização sempre foram uma das minhas preferidas.5, 4 , 3, 2 anos . Cada vez mais percebia como era importante musicalizar mais cedo .

Até que em 2000 a professora de música Dalvinha Cronenberger e eu iniciamos nossos planejamentos e treinamentos para iniciar em 2001 as "aulas de musica para bebês."(c as mamães ou papais presentes de preferência.)

 Boas vindas com o nome de cada um cantado e festejado. (3ª menor descendente)
TOCANDO : TAMBORES, MARACÁS E OUTROS...

FLAUTA E TECLADO. BRICADEIRAS MOVIMENTADAS

HISTÓRINHAS CONTADAS, CANTADAS DESENVOLVEM A ATENÇÃO, LINGUAGEM...

REPOUSO, MASSAGENS QUE DEVEM SER FEITAS EM CASA TAMBEM.


E A MÚSICA DE DESPEDIDA QUE REFORÇA O RETORNO EM BREVE!
SAEM TRANQUILOS e FELIZES !!!